Mais que uma ferramenta para adquirir conhecimento, os livros representam uma necessidade, principalmente para os estudantes universitários. Entre quem está se preparando para o vestibular ou para quem procura livros para fazer os trabalhos acadêmicos, a procura por livros é constante, porém, esses títulos, geralmente, não saem tão baratos nas livrarias.

Por isso, alguns sites se dedicaram a facilitar a vida dos estudantes e disponibilizam livros para baixar grátis em PDF. Alguns livros solicitados em vestibulares são de domínio público, há também arquivos de bibliotecas públicas e artigos publicados por outros estudantes. Vale a pena pesquisar!

Confira os sites para baixar livros grátis

1. Universia

Universia é um dos sites para baixar livros grátis. O portal faz parte de uma rede de cooperação de universidades latino-americanas e europeias, com o Banco Santander, que reúne mais de 1.000 arquivos digitais, incluindo biografias de cineastas, textos e artigos científicos, livros para vestibular, pesquisas sobre comunicação e clássicos da literatura mundial. Além de baixar livros grátis, o usuário também terá contato com oportunidades de bolsas para Pós-Graduação em faculdades ibero-americanas.

 

Livros para baixar grátis no computador, tablet ou smartphone

2. Biblioteca Digital de Obras Raras

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação histórica da USP (BORE) foi inaugurada em 29 de outubro de 2003, com apoio da CNPQ, pelo projeto SIBiUSP e da Comissão Central de Informática, coordenado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza (FFCLH-USP). O site é direcionado para pesquisadores, mas toda a comunidade pode encontrar diversas opções para baixar livros grátis. A Biblioteca Digital é constituída de material bibliográfico diversificado, como livros, folhetos, revistas, jornais e tipologias do século XV a XX. Todo o acervo foi analisado por uma equipe de especialistas, que classificaram os documentos entre raros ou preciosos.

 

3. OpenLibrary

OpenLibrary é um catálogo aberto para a publicação de livros e arquivos digitais. Com mais de 1 milhão de livros para baixar grátis, a rede conta com obras dos mais diversos idiomas, incluindo o português, espanhol e inglês. Todos os usuários podem cadastrar e baixar arquivos gratuitamente. Toda a documentação da OpenLibrary é aberta e pública. De acordo com o próprio site, há cerca de 8.860 livros de fantasia, 5.567 livros bibliográficos e mais de 45.000 livros científicos.

 

4. Amazon

Amazon é uma das gigantes da e-commerce, com o oferecimento de diversos produtos, como livros, e-books, DVDs e discografias. Além disso, o site também oferece uma série de opções para baixar livros grátis para ler online. Com um grande acervo de livros literários e clássicos, a Amazon é segura e confiável, sendo uma das principais opções para quem deseja comprar ou baixar obras. Na Amazon também é possível encontrar títulos raros, como livros de edições especiais, por exemplo. Contudo, na maioria das vezes, as obras raras só estão disponibilizadas para compra (e muitas estão em língua estrangeira).

 

5. Domínio Público

Portal Domínio Público foi lançado em novembro de 2004, tendo como principal missão o compartilhamento de conhecimentos de forma mais democrática e acessível, à sociedade. Dessa forma, criou-se uma biblioteca virtual de arquivos de domínio público, que permite a coleta e integração de conhecimentos, com amplo acesso às obras literárias. Para baixar livros grátis no Portal Domínio Público, o usuário pode realizar uma pesquisa por nome ou autor. Além de livros, o site também disponibiliza imagens, pinturas, músicas e filmes – totalmente grátis e com liberação para uso.

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayara Kobori