A prática da meditação traz muitos benefícios para o corpo e a mente. No estilo de vida agitado da modernidade, é importante conseguir dar uma pausa na rotina e cuidar da saúde.

A meditação auxilia principalmente na redução do estresse, ajudando no tratamento da ansiedade, fobias e depressão. Meditar todos os dias garante um maior controle emocional, aumenta a criatividade e o foco. Esse hábito ajuda ainda a lidar com frustrações, acalmar a mente e enxergar os problemas sob novas perspectivas.

Todos esses benefícios para a sua mente, é claro, também refletem no corpo. Os benefícios físicos de praticar a meditação incluem a diminuição da pressão sanguínea, melhora do sistema imunológico e a diminuição de dores relacionadas a tensão. Tanto dores musculares e nas articulações quanto dores de cabeça podem apresentar melhoras.

A meditação também pode ajudar a amenizar a insônia. Além disso, promove a produção de serotonina e lactato, ajudando no tratamento da ansiedade e da depressão e melhorando o humor.

O que é meditação guiada:

Começar a meditar pode ser uma tarefa difícil para quem não está acostumado com a prática. Para ajudar, muitas pessoas utilizam a meditação guiada.

A meditação guiada consiste de vídeos ou áudios com instruções e exercícios que ajudam a entrar no estado meditativo. Você pode encontrar vários exercícios do tipo no Youtube, mas também existem sites específicos para te ajudar nessa jornada.

A seguir, separamos os melhores aplicativos para encontrar exercícios de meditação guiada e incluir esse hábito cheio de benefícios no seu dia a dia.

Esse aplicativo é gratuito e possui 65 exercícios de meditação guiada em português para escolher. Os exercícios são guiados por Mirna Grzirch, jornalista e terapeuta que é referência quando o assunto é bem-estar.

As meditações estão divididas em categorias para ajudar você a escolher o seu objetivo. O aplicativo traz temas como relaxamento, mindfulness, mantras, insights e reflexões, tradições espirituais e autoconhecimento.

É interessante ressaltar que esse foi o primeiro aplicativo com conteúdo para meditação desenvolvido completamente no Brasil.

O aplicativo está disponível apenas para iOS.

O Sattva também é um aplicativo gratuito. Com outras funcionalidades além dos exercícios de meditação guiada, ele é uma ótima ferramenta para quem está começando. Você pode usar o aplicativo para conferir o seu humor antes de começar e depois de terminar a meditação, por exemplo. Além disso, ele oferece um temporizador de meditação, para quando você já estiver deixando os exercícios guiados.

O aplicativo também é capaz de monitorar seus batimentos cardíacos e oferece músicas relaxantes, insights para o dia a dia e troféus para comemorar o seu avanço.

Você pode baixar o Sattva gratuitamente para Android e iOS.

Esse aplicativo gratuito foi criado pela ONG Mãos Sem Fronteiras. A proposta é parar o seu dia durante apenas 5 minutos e relaxar. O app possibilita que você controle o seu tempo de meditação e é focado em reduzir o estresse da rotina corrida que a maioria de nós leva.

Você pode fazer o download para Android e iOS.

A proposta desse aplicativo é trazer sons relaxantes para ajudar na meditação. Ele também é ótimo para ajudar quando aquela insônia insistente aparece. São 102 sons diferentes, incluindo pássaros cantando na floresta, água corrente, barulho de chuva e o som do mar.

Você pode usar os sons também em aulas de yoga ou para dar uma pausa na correria do dia a dia. O aplicativo conta com um timer, assim você pode programar o tempo exato da sua pausa e relaxar.

Esse app está disponível para Android e iOS.

Esse aplicativo traz a proposta de que você pare, respire e pense por alguns minutos várias vezes durante o seu dia. Esse tipo de exercício melhora a sua percepção e atenção, além de aumentar a qualidade de vida.

O app faz isso te oferecendo um breve questionário sobre como você está sentindo e no que está pensando. Baseado nas suas respostas, ele sugere uma meditação que é ideal para seu momento atual.

Esse aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Esse aplicativo foi desenvolvido por uma equipe de psicólogos. Ele oferece seis programas diferentes de meditação, especialmente pensado para cada faixa etária. A primeira faixa começa apenas aos sete anos de idade.

Com ele, em apenas dez minutos, você começa a cuidar mais da sua saúde mental e física com a meditação guiada ideal para você.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Esse aplicativo é um pouco diferente dos outros. Ele é uma coleção de mantras indianos e budistas para te ajudar a meditar e se concentrar. Como a meditação não é completamente guiada, ele é muito útil para quem já tem alguma experiência e está começando a meditar sozinho.

Os mantras ajudam a relaxar e se acalmar, ajudando também aumentar a qualidade do sono.

O app está disponível gratuitamente, apenas para Android.

O Zen foi o primeiro aplicativo brasileiro de meditações guiadas e foi desenvolvido pela blogueira e YouTuber Juliana Goes.

O conteúdo do aplicativo é bastante completo, com exercícios de meditação guiada, reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento e termômetro de emoções. Tudo está separado em módulos com objetivos diferentes. Por exemplo, existem módulos para alívio de estresse e para ter mais disposição.

O app está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Meditar é cuidar do corpo e da mente e promover a sua saúde. Com esses aplicativos, você tem tudo o que precisa para começar a desenvolver esse hábito!

  • Veja também outros posts relacionados:

5 aplicativos para emagrecer grátis

Escrito Por: Amanda Comicio

amanda

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayranna Noemia