Quem acha que a cidade de São Paulo só tem atividades para a juventude está muito enganado! A capital paulista é recheada de atividades para idosos, que estimulam o corpo na terceira idade e mantém a mente ativa. Afinal, estimular o envelhecimento saudável é uma ação que minimiza a ocorrência de doenças nas pessoas com mais de 60 anos.

As atividades para idosos em São Paulo incluem passeios, cursos, palestras, cultura, lazer e exercícios físicos. E o melhor: a maioria é gratuita! Além disso, os espaços para a terceira idade são fáceis de ser encontrados e acessíveis.

Confira algumas opções de atividades para idosos gratuitas em SP

Parque do Ibirapuera

Atividades para idosos no Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é um dos mais famosos pontos turísticos de São Paulo. Além de ser um ótimo espaço para caminhadas ao ar livre, o local também oferece atividades gratuitas como caminhadas, aulas de Yoga, Dança Circular e Meditação. Mais do que exercícios físicos, o Ibirapuera também oferece palestras e programas culturais, como o “Quiosque da Saúde” e “Aulas de Método DeRose”. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais e podem ser consultadas diretamente no site do Parque do Ibirapuera, clicando aqui.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo – SP

Espaço Convivência do Idoso

O Espaço Convivência do Idoso (ECI) é um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), que oferece atividades educativas para a terceira idade. O objetivo é estimular o convívio social através de cursos, como música, artesanato e aulas de informática. Todas as atividades para idosos do ECI são gratuitas. Os horários e inscrições podem ser consultados diretamente no site do FUSSESP, clicando aqui.

Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – São Paulo, SP

Parque Burle Marx

Atividades para idosos no parque Burle Marx

O Parque Burle Marx é um local destinado ao lazer e prática de exercícios físicos, conhecido pelo contato direto com a natureza. Além de ser um ótimo espaço para relaxar, o Burle Marx também conta com uma academia ao ar livre, com equipamentos de alongamento especialmente desenvolvidos para a terceira idade. O Parque também oferece diversas atividades para idosos gratuitas, como Tai Chi Chuan, Yoga e Meditação, Golfe, Aulas de Mindfulness e Método DeRose. Para conferir a programação completa do Burle Marx, basta acessar o site do Parque, clicando aqui.

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – São Paulo, SP

 Vôlei no Parque Chico Mendes

Atividades para idosos no Parque Chico Mendes

O Parque Chico Mendes oferece aulas de vôlei adaptadas para a terceira idade. Além de estimular o corpo, a atividade para idosos também ajuda no convívio social e previne doenças cardiovasculares. As aulas de vôlei ocorrem nas segundas e quintas-feiras, das 08h00 às 11h00. O Parque Chico Mendes está localizado em Osasco e também conta com um espaço dedicado à Educação Ambiental, bem como instalações que datam o início do século XX. Assim, mais do que os exercícios físicos, os idosos também podem aproveitar para contemplar as belezas do Parque. Para conferir mais informações sobre o Parque Chico Mendes, acesse o site da Prefeitura de São Paulo, clicando aqui.

Endereço:  R. Lázaro Suave, 15 – Osasco – SP

SESC

Atividades para idosos no SESC

O Serviço Social do Comércio (SESC) disponibiliza inúmeras atividades para idosos que estimulam a reflexão sobre o envelhecimento e o desenvolvimento de novas habilidades. Entre os programas oferecidos, destacam-se as aulas de informática, danças circulares e artesanato. O SESC tem diversas unidades espalhadas pela cidade de São Paulo, basta encontrar o espaço mais próximo de você. Para conferir as atividades para idosos do SESC, clique aqui.

Veja também:

Passeios grátis para crianças nas férias em SP

 

Escrito Por: Nayara Kobori

nayara

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayara Kobori