Os projetos de arquitetura e decoração estão investindo cada vez mais no aproveitamento de espaços, devido à redução das metragens dos imóveis. É preciso atenção com cada cômodo, com cada canto e com cada pequena parte da casa. E não podemos esquecer de nenhum ambiente: nem mesmo, os banheiros!

Parece difícil, mas não é. Para encontrar a melhor maneira de como decorar banheiros pequenos basta ter um planejamento adequado e encontrar inspirações em arte e decoração. Pensando nisso, separamos 10 dicas para você aproveitar o seu espaço e ainda ter um local aconchegante, criativo e muito bonito em casa.

1 – Aproveite o espaço com as paredes!

Quem está procurando como decorar banheiros pequenos, a nossa primeira dica é: aproveite bem seu espaço, principalmente, as paredes! Você pode colocar estantes, nichos e prateleiras. Além de ajudar na organização dos artigos de uso e higiene pessoal, ainda é uma oportunidade de investir na criatividade e colocar alguns ornamentos e enfeites.

2 – Armários e gabinetes para a organização do banheiro

Os populares gabinetes, como são chamados os armários que são colocados abaixo da pia, são ótimos artigos para a organização do espaço e também servem como uma ótima opção de peça decorativa. Mas, como decorar banheiros pequenos com gabinetes? É fácil! Escolha o modelo de armário que mais combina com a decoração do ambiente e voilá! Não tem muito segredo. E, além disso, é um ótimo local para esconder as bagunças, colocar o papel higiênico e itens pessoais. Outra dica é aproveitar as portas do gabinete e dos armários, colocando suporte e ganchos para pendurar secadores, escovas e outros itens.

3 – Prateleiras Abertas: Uma Maneira Criativa de Decoração

Se você é do tipo que dispensa os armários tradicionais, uma boa opção para a decoração do seu banheiro pequeno é optar pelas prateleiras abertas. Além de ser uma alternativa ótima para quem procura itens diferentes, você também pode inovar o ambiente, usando saboneteiras, escovas e buchas para enfeitar o ambiente.

4 – Como Decorar Banheiros Pequenos com detalhes

A mistura de texturas no revestimento também é uma ótima maneira de decorar banheiros pequenos. Você pode utilizar madeira ou pastilhas para dar um toque final. Outra dica é usar esses materiais dentro do box, o que dá uma ilusão de profundidade no ambiente.


5 – Não esqueça do espaço acima do vaso sanitário

Quando estamos pensando decoração de banheiros pequenos, todo o espaço livre é importante! Os vasos sanitários, por exemplo, costumam deixar um tanto de parede livre acima da caixa de descarga, então, por que não investir em gabinetes ou armários? Alguns modelos de vasos já vêm com gabinetes acoplados, o que fica bem mais fácil. Mas, se você não quiser modificar muito a estrutura do seu banheiro, é só comprar algumas prateleiras, armários ou enfeitar com quadros. O que acha?

6 – Cuidado com as portas

Já que o espaço do banheiro é pequeno, uma boa alternativa é economizar com as portas. Os modelos de correr, por exemplo, além de serem super elegantes, também racionalizam a organização do local e consomem menos espaço na hora de abrir. A dica vale para tudo: tanto as portas do box, quanto de gabinetes, armários ou a própria porta do banheiro.

7 – Cores do piso e do revestimento

Ao pensar como decorar banheiros pequenos, não podemos deixar de lado a questão das cores. Isso porque as tonalidades influenciam diretamente na sensação de profundidade do espaço. Por esse motivo, para locais reduzidos, o mais adequado é optar por cores claras e pastéis, evitando ao máximo o uso de cores muito escuras. Outra dica é: você também pode optar por mesclar as cores, colocando pequenos detalhes em cores mais escuras.

8 – Invista nos espelhos

Quem não gosta de dar uma olhadinha no espelho antes de sair, não é mesmo? Os espelhos são companheiros inseparáveis do banheiro de casa. E, nos espaços pequenos, eles ajudam muito mais do que simplesmente refletir a imagem – a composição dos reflexos amplia a sensação de profundidade da área.

9 – Iluminação para banheiros pequenos

Uma iluminação correta é uma das principais preocupações na hora de pensar como decorar banheiros pequenos. As luzes brancas e frias são as melhores para os espaços menores, portanto, evite o uso de lâmpadas amareladas. Colocar luzes perto de espelhos também ajuda a ampliar a sensação de profundidade e abertura da área.

10 – Lembre-se: organização é tudo!

Espaços pequenos não comportam bagunça. Mesmo na parte de decoração, é imprescindível organizar todos os itens de forma correta, não amontoar os objetos e deixar todos os utensílios guardados de forma prática.

Economize na decoração do banheiro!

Para investir na decoração ou reforma de banheiros pequenos, sem gastar muito, uma boa dica é comprar em lojas online com cupons de desconto.

Confira algumas lojas que oferecem códigos promocionais para compra de materiais pela internet:

C&C – Cupom de 5% OFF em todo site da C&C.

TelhaNorte – Cupom de 5% de desconto para primeira compra + R$30 a R$60 pagando com Visa Checkout.

Mobly – Cupom exclusivo de 8% de desconto na primeira compra pelo site da Mobly.

Ver todos os cupons

*Cupons de desconto sujeitos a expiração conforme data de validade.

Escrito Por: Nayara Kobori

nayara

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui: