classicos do cinema no netflix

Prepare a pipoca, o refrigerante e as almofadas, porque hoje é dia de cinema! E nem se preocupe e gastar muito com a sessão, porque selecionamos 10 filmes clássicos do cinema disponíveis no Netflix, para você curtir o programinha cultural sem sair de casa.

Blogueiro Convidado – Cleber Gio | Has Tela Vista

Imagine a situação… Você é uma daquelas pessoas que adora cinema e séries de Tv e está sempre atualizado, porém, se vê confuso com algumas referências que eles fazem a filmes clássicos, ou até mesmo na roda de amigos, quando está todo mundo se divertindo, lembrando daquela cena que você nunca viu. Pois bem, aqui entram duas das maiores invenções do homem para te ajudar, a internet e o Netflix (rs). Separei 10 clássicos inesquecíveis que você pode ver na comodidade do Netflix e te ajudarão a não passar mais sufoco na hora das referências.

O Poderoso Chefão | 1977

poderoso-chefao

Tudo que você já tenha visto, que envolva máfia, gângster ou italianos deve ter alguma referência ao clássico O Poderoso Chefão. Baseado no livro de Mario Puzzo e dirigido por Francis Ford Copolla, O Poderoso Chefão é uma aula de cinema, vencedor do Oscar de melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Marlon Brando).

Entenda melhor todas as categorias do Oscar

O Poderoso Chefão já começa com uma cena de cair o queixo, tamanho o capricho de fotografia e a presença forte de Marlon Brando, daí em diante é só apreciar o verdadeiro show de direção de Copolla que coordena com perfeição cada aspecto e ainda tem nas mãos um elenco muito acima da média (além do Brando, tem um tal de Al Pacino, conhece?)

 

Rocky – Um Lutador | 1976

rocky

Rocky – Um Lutador apresentou ao mundo Rocky Balboa, um dos personagens mais icônicos da história do cinema, que mesmo com um baixo orçamento se tornou uma das maiores bilheterias daquela  ano. O longa que conta a história do humilde lutador de boxe que recebe uma última oportunidade na vida, venceu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro e ainda mandou Sylvester Stallone direto ao estrelato.

Rocky é um dos mais citados quando o assunto é motivação ou superação esportiva. Você já viu filmes em que o personagem se prepara para um momento decisivo ao som de uma trilha sonora forte, embalando empolgantes cenas de treinamento? Pois é, adivinha de onde isso veio…

 

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa | 1976

noivo neurotico

Woody Allen é um daqueles diretores que tem uma marca própria e uma legião de fãs espalhados pelo mundo inteiro. Conhecer o trabalho do 4 vezes vencedor do Oscar é essencial para qualquer candidato a cinéfilo ou fã de cultura pop. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa é uma obra prima vencedora de 4 Oscar, que apresentou um estilo novo de se fazer comédia romântica, o estilo Woody Allen. Cheio de ironia e humor auto-depreciativo, o clássico arranca risos das situações mais corriqueiras, como aquele chato que fica exibindo conhecimentos para parecer mais inteligente em qualquer local (cena genial na fila do cinema), e outras sutilezas que só assistindo para entender.

 

Tubarão | 1975

clássicos do cinema disponíveis no Netflix

Eu duvido que não venha uma certa trilha sonora na sua cabeça toda vez que você vê uma barbatana de tubarão na Tv, e agradeça ao mestre John Williams por isso. Criador de trilhas sonoras clássicas como as de Star Wars e Superman, John com seu toque de gênio ajudou o não menos genial Steven Spielberg a transformar Tubarão num clássico de gerações. O filme que conta a história de uma pequena cidade que se vê aterrorizada pelos ataques de um tubarão, é considerado o primeiro blockbuster da história, trouxe uma infinidade de inovações em efeitos especiais para a época, além de redefinir o gênero suspense no cinema.

 

O Mágico de Oz | 1939

classicos cinema netflix magico oz

Vamos longe agora, anos 30, uma era de magia para Hollywood, onde os atores eram tidos como figuras míticas e ir ao cinema era praticamente um evento para as famílias.

A adaptação da clássica história da inocente menina da fazenda que cai acidentalmente no mundo de Oz, passou pelas mãos de 5 diretores diferentes até encontrar um resultado final. Mesmo com todos esses problemas de produção, o encanto do filme conquistou multidões e eternizou a canção “Over the Rainbow” na voz de Judy Garland interpretando Dorothy.  

 

Star Wars | 1977

starwars

Esse é um caso típico de filme que muita gente conhece, sem jamais ter assistido realmente. Star Wars, que no Brasil foi lançado como Guerra nas Estrelas, causou uma verdadeira revolução na forma como as pessoas se relacionam com cinema, pois abriu portas para o mercado de licenciamento e se tornou um grande vendedor de produtos com a marca do filme. Uma estratégia inteligente do diretor George Lucas que enxergou o potencial da franquia de ficção científica que começava ali. Luke Skywalker, Darth Vader, uma aventura espacial criativa, trilha sonora poderosa e temos provavelmente o filme mais presente na cultura pop de todos os tempos, portanto, indispensável.

 

Pulp Fiction – Tempo de Violência | 1995

pulp-fiction

Esse é o filme mais “novo” da nossa lista, o único dos anos 90, então, imagine o tamanho da importância dele… Focado na história de dois assassinos profissionais vividos por John Travolta e Samuel l. Jackson, o filme revelou o trabalho cheio de personalidade do diretor Quentin Tarantino, que já tinha dado o que falar com Cães de Aluguel e, ainda, foi responsável por resgatar o astro John Travolta que vinha em decadência há anos.

Pulp Fiction não é o tipo de filme unânime, é preciso apreciar o estilo de trabalho de Tarantino que é capaz de passar de um diálogo super trabalhado de 30 minutos, para uma cena de ação violenta ininterrupta de talvez mais 30 minutos. De qualquer forma, um longa que precisa ser visto…

 

Bonequinha de Luxo | 1961

bonequinha de luxo clássicos do netflix

Bonequinha de Luxo traz Holly Golightly, uma das personagens femininas de imagem mais lembradas pelo público. O carisma da inesquecível Audrey Hepburn transforma a elegante e ambiciosa acompanhante de Nova York, numa adorável e humana peça de um quebra cabeças urbano. A moça que sonha em ter um casamento milionário tem que lutar contra seus sentimentos que possam interromper o objetivo e, é então que através da abordagem do diretor Blake Edwards o espectador acaba por se ver envolvido em uma prazerosa e inteligente história de amor, que ainda soa muito atual (com as devidas adaptações, claro).

 

Contatos Imediatos de Terceiro Grau | 1977

contatos imediatos

Outro marco na carreira de Steven Spielberg, Contatos Imediatos do Terceiro Grau tratou de levar ficção científica ao grande público e, principalmente, popularizar a imagem do E.T verde e cabeçudo que está presente no imaginário popular.

No filme Roy (Richard Dreyfuss) é um chefe de família comum numa pequena cidade, que quando tem contatos indiretos com E.Ts e pressente a chegada dos seres, tem o comportamento completamente alterado e fica obcecado pelos alienígenas. Um envolvente filme de suspense e ficção cientifica que apesar de um pouco longo, tem um final hipnótico. OBS: Também é um dos filmes com maior número de merchandising que já vi rs.

 

Psicose | 1960

psicose

Você já deve ter ouvido falar em Alfred Hitchcock e com certeza já deve ter visto alguma referência a famosa cena do ataque no banheiro que mostra a sombra de alguém com uma faca. Um filme em preto e branco, de roteiro simples, que trabalha o clima de tensão e a trilha sonora para prender o espectador.

Psicose foi indicado a 4 Oscar, mas não venceu nenhum, assim como o próprio Alfred Hitchcock que teve seu trabalho realmente reconhecido apenas após sua morte em 1980. Depois disso, a grande maioria dos filmes de suspense/terror utilizou conceitos criados pelo mestre, e seu Psicose se tornou referência no gênero.

Uma curiosidade é que recentemente Psicose ganhou uma série inspirada no filme, Bates Motel. A série já está na quarta temporada e tem sido um sucesso ao contar a história da juventude de Norman Bates, um dos personagens clássicos do filme…

É isso aí pessoal, espero que aproveitem as dicas e passem algumas boas horas no Netflix curtindo os clássicos. Lembrando que esses são só alguns dos que o Netflix disponibiliza, tem muita coisa legal por lá, então divirtam-se também “caçando tesouros”.

Dica do Cuponomia ✨✨✨

Se você ainda não tem Netflix, aproveite para experimentar um mês grátis e divirta-se!

Ver descontos Netflix

Autor Convidado

Cleber Gio

Cleber Gio é editor do Has Tela Vista, um dos mais badalados blogs de cinema da atualidade. Publicitário, blogueiro, cinéfilo, viciado em cultura pop, fanático por Michael Jackson e todo tipo música boa (leia-se Soul Music rs), cresceu se divertindo com a Sessão da Tarde, desenhos animados e conversando muito de cultura pop. Atuante no mercado de publicidade e marketing, Cleber resolveu compartilhar seu “hobby” com mais amigos espalhados pelo Brasil, e com o tempo essa galera só aumentou…

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui: