receita_ovo_de_pascoa_caseiro_capa_post

Para quem ama chocolate, mas também quer economizar nesta Páscoa, uma boa ideia é experimentar fazer ovos de Páscoa caseiros para a família ou até mesmo para vender e ganhar uma grana extra. O modo de preparo tem várias etapas, mas o resultado promete compensar o trabalho. Há várias opções de receitas de ovos de Páscoa caseiros, ovos de Páscoa recheados, ovo de Páscoa de colher… E várias outras delícias! Confira algumas para fazer em casa:

Receitas de ovos de Páscoa caseiros

Ovo de páscoa confeitado

Chocolate eggs covered with colorful edible sprinkles

Ingredientes

  • 170g de chocolate em barra
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • Confeitos ou granulado

Modo de Preparo

  1. Em um processador coloque 1 barra de chocolate e triture até formar uma farofa.
  2. Transfira a farofa para uma tigela.
  3. Adicione 1 colher (sopa) de manteiga derretida.
  4. Misture bem.
  5. Em formas para ovos de Páscoa, coloque uma porção de chocolate.
  6. Modele com os dedos, formando a casquinha do ovo.
  7. Leve para gelar por 5 minutos.
  8. Retire da geladeira e desenforme.
  9. Se quiser, derreta um pouco de chocolate.
  10. Pincele a parte de fora da casquinha do ovo.
  11. Salpique confeitos coloridos ou chocolate granulado.

Ovo de páscoa com recheio de bem casado

ovo de páscoa bem casado

Ingredientes

  • 2 gemas
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Recheio:
  • 2 xícaras (chá) de doce de leite

Calda

  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ½ kg de açúcar de confeiteiro peneirado
  • Suco de 1 limão

Modo de Preparo

  1. Bata as gemas, o ovo e o açúcar por 10 minutos. Desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo e o fermento peneirados. Misture delicadamente até que fique homogêneo.
  2. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180°C) pré-aquecido por cerca de 10 minutos.
  3. Em seguida, coloque em uma panela o açúcar, a água, o suco de limão e leve para aquecer em banho-maria. Misture até que obtenha uma calda.
  4. Para montar, corte a massa do tamanho do fundo do ovo. Recheie com o doce de leite, cubra com outra parte um pouco maior de bolo e passe o doce pela calda. Aí é só colocar dentro do ovo e cobrir com açúcar de confeiteiro.

Ovo de páscoa caseiro simples (no micro-ondas)

Easter chocolate background in vintage style

Ingredientes

  • 340g de chocolate ao leite ou meio amargo (2 barras de 170g)

Modo de preparo

  1. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e leve ao micro-ondas 2/3 do chocolate picado. Coloque 30 segundos em potência alta. Retire e mexa bem.
  2. Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias até derreter todo o chocolate. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate que foi derretido.
  3. Mexa até dissolver todos os pedacinhos. Esse processo chama-se temperagem e vai garantir que o ovo não derreta depois.
  4. Espere o chocolate esfriar completamente em temperatura ambiente. Em seguida, coloque 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas.
  5. Bata levemente o fundo a forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate. Vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso.
  6. Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma assadeira.  Leve ao congelador ou freezer por 5 minutos.
  7. Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro e com as costas da colher espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos. Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.
  8. Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma; mas se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas.
  9. Embrulhe com papel chumbo e finalize com celofane e laço. Armazene em local seco e fresco por até 60 dias.

Onde Encontrar:

Para fazer ovo de páscoa caseiro você irá precisar de formas especiais, espátulas e muito chocolate! Caso você não tenha em casa, veja onde conseguir comprar online por um precinho bem bacana:

 

Forma para ovo de Páscoa 100g – Walmart

 

espatula_de_silicone_shoptime

Conjunto Espátulas de Silicone – Shoptime

chocolate meio amargo

Barras de Chocolates meio amargo – Americanas.com

 

Fontes: http://panelaterapia.com

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayranna Noemia