Muitas pessoas buscam um lugar tranquilo para relaxar e curtir a natureza e, por esse motivo, os acampamentos são ótimos recantos para fugir do estresse do dia-a-dia. Contudo, nem todo mundo gosta de compartilhar um camping ou fazer parte de grupos de acampamento, já que em muitos momentos, o preço para acampar sai muito além do esperado. Mais do que isso, você tem uma liberdade maior e um ambiente mais silencioso – perfeito para relaxar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem deseja acampar de graça:

1 – Encontre um lugar seguro para acampar de graça.

Quando pensamos em um acampamento selvagem, ou seja, sem uma estrutura de camping privado, a primeira coisa que pensamos é na segurança. Entre as opções gratuitas para fazer camping, estão as propriedades privadas, que você pode encontrar pelo caminho e pedir abrigo durante a noite. Essa é uma das alternativas mais seguras. Caso não consiga, o recomendado é procurar um lugar plano, isolado das vias urbanas para armar sua barraca. Lembre-se de inspecionar o local antes, para ver se tem animais peçonhentos escondidos nos arredores. Lacre bem sua comida para que não possa atraí-los também.

2 – Use barracas neutras.

Ainda pensando na segurança do camping gratuito, opte por barracas que não chamem muita atenção, em tons que se confundam com a paisagem, vai te ajudar a passar despercebido e evitar “visitantes” indesejados.

3 – Analise o território.

Antes de montar a barraca, verifique as condições do ambiente. Opte por locais livres de barro e observe todo o lugar, prevendo rotas de fuga, em casos de necessidade. Além disso, evite áreas muito próximas aos rios e cachoeiras – apesar de serem ótimas opções para o banho, esses ambientes atraem animais noturnos.

4 – Não acenda fogueiras.

Apesar do fogo não ser fácil de visualizar, a fumaça pode ser identificada a quilômetros de distância. Por isso, quem pretende acampar de graça, evite ao máximo acender fogueiras.

5 – Deixe suas coisas sempre arrumadas.

Quem está em um camping gratuito deve sempre estar preparado para imprevistos. Por isso, lembre-se de arrumar suas coisas e deixá-las pronta para casos de emergência.

6 – Não monte a barraca no escuro.

A falta de luminosidade pode comprometer a visão e, assim, causar problemas para quem busca acampar de graça. Afinal, você pode adormecer em um emaranhado e espinhos e nem perceber, ou estar perto de animais selvagens.

7 – Preserve o local do acampamento.

Ao sair do acampamento, lembre-se de arrumar a área. Dessa forma, uma outra pessoa poderá se beneficiar do local para acampar de graça.

8 – Dê preferência para locais altos.

Áreas montanhosas ou acima de povoados são ótimos locais para quem busca um camping gratuito, livre de curiosos. Isso porque as pessoas não têm o costume de olhar para cima, sendo um ótimo refúgio para os mochileiros.

9 – Se precisar ir ao banheiro, vá longe de sua barraca.

Faça um buraco no solo e se alivie por lá. Depois, cubra com terra.

10 – Os melhores locais para acampar de graça, nem sempre tem as melhores paisagens.

Lembre-se que o acampamento será montado para você dormir. Portanto, nem sempre os lugares mais escondidos e afastados têm uma boa paisagem. Não se desespere: você pode apreciar a vista assim que acordar e seguir viagem.

Veja também:

Dicas de como viajar barato no Brasil e pelo mundo

Escrito Por: Nayara Kobori

nayara

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayara Kobori