Estudar para o vestibular pode ser desesperador para algumas pessoas. Mas, o que pode parecer um “bicho de sete cabeças”, é na verdade muito mais fácil do que pensamos, se soubermos como organizar o nosso tempo e ter responsabilidade, dedicação e comprometimento com os estudos. Dessa maneira, alcançar a tão sonhada faculdade pode estar mais fácil do que você imagina! Pensando nisso, separamos algumas dicas para estudar para o ENEM e outros vestibulares que vêm por aí!

Dicas para estudas para o ENEM

Simulado ENEM: resolva provas anteriores

Uma das principais dicas para estudar para o ENEM é resolver provas anteriores. É uma forma do(a) estudante ter um contato direto com o estilo da prova, percebendo quais são os tipos de questões e quais os assuntos/temas mais abordados. Vale lembrar que o ENEM tem, geralmente, dois dias de prova. Por esse motivo, baixe os cadernos dos dois dias, junto com o gabarito, e mãos à obra!

Tenha um cronograma de estudos

Não adianta estudar sem se programar. Aliás, qualquer atividade de nossa vida requer planejamento. Por isso, é preciso ter um cronograma de estudos. Essa é uma das dicas para estudar para o ENEM que vale para qualquer vestibular: organize e gerencie o seu tempo de modo produtivo. Saiba quanto tempo você tem disponível para os estudos todos os dias. Assim, você vai poder planejar quais matérias você estuda, bem como a dedicação para cada uma delas.

Avalie o peso das matérias para cada faculdade

Algumas faculdades que utilizam o ENEM no processo seletivo têm seus próprios pesos para cada caderno avaliado. Ou seja, vale conferir qual matéria é mais importante para o curso que você deseja – assim, você pode focar em um conteúdo específico e ter estudos mais específicos.

É importante considerar todas as matérias durante os estudos. Mesmo que você decida se dedicar mais ao conteúdo de Humanas, não se esqueça das Exatas. Afinal, se você acertar além dos conteúdos específicos, sua chance de entrar na universidade é bem maior do que a concorrência! 😉

Arrume um cantinho tranquilo para estudar

O ato de estudar é extremamente complexo. Isso porque para apreender um conteúdo com eficiência, é preciso ter muita atenção. Por esse motivo, uma das dicas para estudar para o ENEM é arrumar um local tranquilo para estudar – pode ser em casa, ou no cursinho, ou na escola mesmo. Há pessoas que estudam melhor com música, outras só conseguem se concentrar no silêncio. Isso dependerá de você. Mas, evite conversas paralelas durante o estudo, bem como coisas que possam distrair (televisão e barulho em excesso, por exemplo).

Utilize a internet como ferramenta complementar

A internet conta com conteúdo completos para você estudar para o ENEM. Utilize essa ferramenta ao seu favor! Há sites gratuitos que dão dicas para estudar para o ENEM e, além disso, oferecem video-aulas exclusivas! Confira:

Sites para Estudar para o ENEM 2018 (gratuitos)

O Khan Academy oferece uma lista de exercícios completos, aulas em vídeo e jogos para você estudar brincando. O usuário conta com uma pontuação a cada questão correta; assim, você pode competir e se divertir com os colegas de estudos.

O Brasil Escola é um portal voltado para alunos no Ensino Médio, com inúmeros conteúdos para vestibular, em especial, para o ENEM.

O Calcule Mais é um site voltado para o ensino de matemática. Se você tem dificuldades na área de Exatas, esse é o momento ideal de aprender com o portal. De forma fácil e dinâmica, o Calcule Mais oferece um ensino dinâmico e objetivo.

 

Escrito Por: Nayara Kobori

nayara

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayara Kobori