como economizar no celular

Blogueiro Convidado – Felipe Byrro | Melhor Plano

Ainda que o Brasil esteja aos poucos se recuperando da grave crise financeira enfrentada nos últimos anos, com uma maior valorização de nossa moeda frente ao dólar e outras mudanças importantes, ainda não é a hora de “abrir a torneira” e gastar desenfreadamente como era feito há não muito tempo. Devido a isto, é válido saber exatamente onde é possível cortar gastos desnecessários, algo especialmente comum em quem possui inúmeras contas para pagar no final do mês e não sabe como chegou a este ponto. Buscando ajudar um pouco nisso, o Melhor Plano, startup que compara planos de internet banda larga, celular, TV e telefone fixo separou uma rápida lista com algumas dicas para economizar na conta do celular, permitindo assim que você tenha uma ideia melhor sobre quanto gasta atualmente e se isto é realmente necessário.

Caso tenha se identificado com a situação, pare, pegue uma caneta e anote os pontos que julgar mais lhe atenderem dentre os que serão destacados a seguir, e então aproveite ainda este mês para reformular a sua conta de celular de maneira a gastar somente o que realmente precisa.

1. Conheça o seu padrão de consumo

Cute pug dog with man hands in striped sweater using mobile phone and pointing up over grey background

O primeiro passo para economizar na conta do celular é saber exatamente o tipo de consumo que você possui. É do tipo que está constantemente viajando e realiza muitas chamadas? Passa muito tempo na internet? Liga muito para uma operadora? Somente após entender quais as suas prioridades é que será possível definir qual dentre todas as opções de planos das mais variadas operadoras mais se adéqua a você.

2. Pesquise as opções de planos disponíveis na sua região

pesquise o melhor plano

Após definir o seu padrão de consumo será necessário ver qual operadora lhe oferece a melhor oferta para as suas necessidades. Para ajudar nesta tarefa é possível utilizar o comparador do Melhor Plano, onde você define o número de linhas, a quantidade de minutos e o pacote de internet, e tem como resultado todas as opções das principais operadoras do país que se encaixam nos requisitos. Neste ponto é preciso levar em conta também as pessoas com quem você mais se comunica, já que as operadoras possuem promoções especiais para chamadas entre seus clientes.

Vale notar que é possível filtrar o tipo de plano desejado, seja ele Controle ou Pós-Pago, o que nos leva à próxima dica.

3. Entenda a sua conta

entenda sua conta de celular

Tendo em mente o seu padrão de uso e quais os serviços que você precisa para supri-los, é necessário pensar agora sobre a forma como quer ser cobrado por eles. Atualmente existem três principais métodos de cobrança nas operadoras, sendo eles: Pré-Pago, Pós-Pago e Controle.

O primeiro é pra quem quer o máximo em liberdade e não se incomoda em ter que ficar sempre correndo atrás de recarga, seja pela central telefônica ou através dos postos físicos. O segundo é voltado para quem não quer se preocupar em momento algum em ter sua franquia de internet ou minutos esgotada antes do final do mês, e que não se importa em pagar a mais por isso. Por último, temos os planos Controle, mais indicados para quem não quer ficar realizando recargas e ao mesmo tempo deseja impor um limite para seus gastos mensais, sendo o mais indicado para quem busca economizar sem se privar.

4.Dê preferência aos smartphones

prefira smartphones

No “mundo moderno” existem mais meios de se comunicar do que apenas por ligações ou SMS, sendo possível aproveitar aplicativos como WhatsApp, Skype, Viber ou o próprio Facebook para entrar em contato com quem deseja de forma muito mais barata. Ainda que isto acabe consumindo sua franquia de dados mensal, é possível usar redes Wi-Fi ou mesmo aproveitar de promoções que permitem o uso de certos apps de maneira ilimitada, garantindo assim um gasto muito menor com chamadas de voz e mensagens de texto.

5.Controle-se!

controle a conta do celular

Esta última dica pode parecer estranha, mas é preciso ter em mente que nem sempre o que parece urgente de ser comunicado a outra pessoa realmente é. Por exemplo: você está a caminho de se encontrar com uma pessoa e lembra que precisa perguntar algo a ela; será mesmo que esta pergunta não pode esperar mais alguns minutos para ser feita pessoalmente? Caso seja algo realmente inadiável, volte ao item 4 se possível, pois uma mensagem via WhatsApp pesará menos na sua conta do que uma ligação ou um SMS na maioria dos casos.

Autor Convidado

felipe-byrroFelipe Byrro é fundador do Melhor Plano, site que ajuda pessoas a escolherem planos de telefonia. Começou sua carreira empreendedora ainda no curso de Engenharia de Produção na UFMG e deixou uma carreira na Ambev para empreender. Participou como empreendedor de duas aceleradoras renomadas e foi por dois anos diretor de uma aceleradora em Minas Gerais.

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui: