exercícios para emagrecer em casa

Não há dúvidas de que os exercícios físicos ajudam muito no processo de emagrecimento saudável. Porém, em tempos de crise, matricular-se em uma academia para realizar treinos específicos, parece um luxo que nem todos podem se dar. Mas isso não é desculpa para desanimar, não! Saiba que tem exercícios para emagrecer, bem simples, que dá para fazer na sala de casa, no parque mais próximo ou, até mesmo, no seu quintal…

Os benefícios de fazer exercícios em casa

Além da economia financeira, você pode fazer o seu treino de acordo com a sua disponibilidade, escolher qual o melhor horário, de acordo com a sua disposição e pode, inclusive, convidar as amigas para malhar com você. Fazendo exercícios para emagrecer, você notará mais rapidamente os resultados, uma vez que, acelera o seu metabolismo.

No entanto, nunca é demais alertar: antes de iniciar uma atividade física é importante consultar um médico, para que ele possa orientar qual o melhor tipo de treino para sua saúde e estilo de vida. Se depois desta consulta, estiver tudo certo com você, é só colocar o tênis e seguir as dicas.

Exercícios para fazer em casa e PERDER BARRIGA

Sportswoman pumping abs. Young Caucasian woman pumping abs at home.

Selecionamos 3 ótimos exercícios para fazer em casa, de longa duração e baixa intensidade, ideais para quem quer perder barriga. Para potencializar os resultados faça antes uma caminhada ou uma corrida de 15 minutos.

Agachamento

agachamento

  1. Afaste as pernas e flexione os joelhos
  2. Posicione os braços esticados à frente do corpo e agache, como mostra a imagem acima.
  3. A sugestão, para o iniciantes, é fazer 3 séries de 5 agachamentos, com intervalo de 1 minuto entre cada série. O número de repetições pode ir aumentando conforme a pessoa for se adaptando ao treino.

O ideal é fazer o treino de agachamento 3 vezes por semana, com intervalo de 1 dia para os músculos descansarem e se desenvolverem. Além de ajudar a fortalecer o abdômen, o agachamento também trabalha os glúteos e coxas.

Abdominal

Lady holding feet of friend doing situps

  1. Deite-se com as costas encostadas em uma superfície plana.
  2. Flexione as pernas com os joelhos apontados para cima. É indispensável manter os pés apoiados.
  3. Levante o tronco forçando o abdômen, sem encostar o peito nos joelhos flexionados.

É recomendável fazer 3 séries de 15 repetições cada. Conforme for conseguindo fazer mais, aumente o número de repetições para 25 ou 30 abdominais seguidos.

Prancha Frontal

prancha-frontal

  1. Fique de bruços e apoie os cotovelos e o antebraço no chão, de forma que eles fiquem alinhados aos ombros.
  2. Com as pontas dos pés apoiadas no chão, alinhe-os com os cotovelos.
  3. Sinta o abdômen contrair e fique nessa posição por 30 segundos.
  4. Relaxe e repita o exercício por 5 vezes.

Exercícios para fazer em casa para PERNAS E GLÚTEOS

Ter pernas e glúteos bem definidos não é nenhum bicho de 7 cabeças, basta muito treino e disciplina. Veja alguns exercícios simples de fazer em casa que podem ajudar nesta missão:

Agachamento cadeira

agachamento_cadeira

  1. De pé, com o corpo virado de frente para a parte de trás da cadeira, mantenha os pés paralelos e a coluna ereta.
  2. Segure a cadeira e desça os quadris formando um ângulo de 90 graus.
  3. Volte para a posição inicial e repita o movimento em 3 séries de 20 vezes cada. Lembre-se de descansar por 1 minuto entre as séries.

Afundo Perfeito

afundo_perfeito

  1. De pé, dê um passo à frente, flexionando o joelho de trás, formando um ângulo de 90º.
  2. Volte para a posição inicial e dê o passo seguinte da mesma forma, com a outra perna.
  3. Mantenha os pés sempre alinhados com o quadril e a coluna ereta. Faça 3 séries de 15 repetições com ambas as pernas.

 

Ponte deitada

exercicios_para-definir_a_barriga_sem_abdominais

  1. Deite de barriga para cima
  2. Com os dois pés no chão eleve os quadris, formando uma ponte inclinada.
  3. Repita o movimento 10 vezes seguidas de forma lenta e controlada.

Exercícios para emagrecer ao ar livre

Fazer exercícios ao ar livre é ótimo, porque desperta corpo e mente para a atividade, garantindo uma dose extra de disposição. Além disso, os exercícios que podem ser feitos ao ar livre, são os mais democráticos que existem, já que, observado um condicionamento físico bom, todo mundo pode fazer.

A primeira dica aqui é escolher algo que você realmente goste e se sinta bem realizando, pode ser um jogo, uma caminhada ou sair pedalando por aí… 

1) Caminhando para emagrecer rápido

Young woman runner stretching leg in a city park, rear view.

Uma das atividades físicas mais simples para emagrecer e alcançar condicionamento físico é a caminhada. O gasto calórico vai depender do tempo de duração do exercício, peso e velocidade. Por exemplo, uma pessoa de 58 kg, que caminha lentamente, sem parar, pode queimar entre 60 e 70 calorias a cada meia hora. Porém, se essa pessoa acelerar o passo, pode queimar cerca de 90 calorias, neste mesmo período de tempo.

2) Correndo para emagrecer rápido

healthy lifestyle young fitness woman running at seaside

Colocar um tênis no pé e sair por aí correndo e suando aumenta a produção de endorfina, substância que dá a sensação de bem-estar. Além de mais feliz e de bem com a vida, correndo a 11 km/h, você pode mandar para o espaço cerca de 500 a 900 kcal por hora.
Você pode ir aumentando este gasto, se for aumentando também o tempo de corrida. De quebra, isso garantirá um condicionamento físico cada vez melhor. Mas vá no seu ritmo! Nada de se fadigar, forçando demais, respeite o seu limite. Assim, você evita dores musculares que podem te afastar do treino.

3) Pedalando para emagrecer rápido

pedalar para perder peso

Se você gosta de andar de bicicleta, escolha um lugar bacana, parque, ou até mesmo uma rua mais tranquila, e faça o seu passeio. Uma pessoa de 70kg pode perder cerca de 270 calorias em meia hora, na velocidade entre 22 e 25km/h. Quanto maior for o peso, maior o gasto calórico.

A importância do exercício para emagrecer

Ao se aproximar do final do inverno, é normal observarmos uma movimentação maior nas academias. Essa é, inclusive, a recomendação dos médicos para acelerar a perda de peso. O sucesso nos processos de emagrecimentos tem êxito em uma combinação muito simples: dieta e exercício físico.
O emagrecimento, no entanto, é apenas um bônus dentre os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer para sua saúde. Você terá qualidade de vida, se livrando do estresse e ganhando disposição; passará longe de doenças como doença cardíaca coronária, infarto, câncer de cólon, diabetes, pressão alta, entre outras.
Além disso, há um maior controle hormonal que, dentre outras vantagens, é responsável pela sensação de bem-estar. Para emagrecer, o exercício físico precisa gerar uma queima calórica maior do que a caloria ingerida. Agora, é só fazer as contas e se preparar para o verão. Bons treinos!

Escrito Por: Cristiane Santos

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