As passagens aéreas são um dos itens que mais encarem uma viagem, principalmente, em destinos mais longos, como cidades internacionais ou locais muito procurados. Porém, é possível economizar com a aquisição de bilhetes, escolhendo o melhor dia para comprar passagem aérea.

Melhor dia para comprar passagem aérea

Parece brincadeira, mas não é. Em alguns casos, a passagem aérea pode ficar mais cara, dependendo do horário e dia que você resolve investir nos bilhetes. Uma pesquisa, realizada pelo site de viagens Momondo, reitera essa afirmação. A plataforma analisou de mais de 13,2 bilhões de preços de voos, em 100 rotas populares no site e verificou que o dia da semana e o horário influenciam diretamente no preço da passagem, sim!

Contudo, independente do dia escolhido, para encontrar passagem aérea em promoção, é necessário planejar com antecedência a viagem, para que não haja desespero na hora de escolher o voo. Segundo o próprio Momondo, a tarifa mais barata em passagens aéreas pode ser encontrada em até 56 dias antes da data do embarque, com uma economia de até 28%.

Terça-feira, sábado ou domingo: qual o melhor dia para comprar passagem aérea?

A pesquisa do Momondo destacou que o melhor dia para comprar passagem aérea com preços mais baratos é a terça-feira, de preferência, a partir das 18 horas. Isto porque a variação entre os preços ofertados durante o dia e a noite possuem uma diferença significativa, por isso, é preferível adquirir os tíquetes no período noturno.

Entretanto, o site Expedia, em seu relatório anual, destacou que a terça-feira está, agora, em segundo lugar no ranking de melhor dia para comprar passagem, perdendo para os finais de semana! O estudo do Expedia foi realizado em conjunto com a Airline Reporting Corporation, uma instituição que elabora relatórios das companhias aéreas, a partir da análise de voos realizados durante um ano todo.

Por que as passagens aéreas no fim de semana podem ser mais baratas?

Segundo a pesquisa do Expedia, durante a semana os voos são, majoritariamente, por questões de trabalho, fato que influencia diretamente no aumento dos preços. O valor das passagens aéreas compradas nos finais de semana podem ter uma redução de até 10%, em torno da tarifa média.

Outra dica para conseguir passagens aéreas mais baratas, é comprar a passagem a antecedência correta. Para destinos muito longos, por exemplo, como da América para a Ásia, é recomendável comprar a passagem com até 160 dias de antecedência. Para destinos como a América do Norte e Europa, o mais indicado é comprar os tíquetes em até 176 dias antes da viagem. Já para quem irá viajar entre países da Europa, o Expedia recomenda a compra de bilhetes com até 140 dias de antecedência.

Mas, afinal: qual o melhor dia para comprar passagem aérea?

Os finais de semana e as terças-feiras são sim, os melhores dias da semana para comprar passagem aérea. Mas, para conseguir economizar não tem segredo: o jeito é planejar, planejar e planejar. Comece a organizar a sua viagem com meses de antecedência, para evitar pagar mais caro depois – e pesquise MUITO!

As tarifas de passagens aéreas também mudam constantemente de uma companhia para outra, é bom sempre ficar de olho!

Ferramentas para economizar na compra de passagens aéreas: 

Para facilitar a nossa busca pelos melhores preços de passagens aéreas, existem ótimas ferramentas online que são super fáceis de usar! O próprio site Momondo conta  a plataforma Flight Insight, que mostra o melhor dia da semana, horário e temporada para o seu roteiro de viagem.

O Google Flights também é uma opção de ferramenta para quem busca preços diferenciados em passagens aéreas. A ferramenta é um extenso banco de dados, que mostra os valores dos bilhetes de acordo com o dia da semana e o mês. Portanto, esteja sempre alerta às variações de preço! Assim, você pode economizar muito em viagens de lazer ou de negócios.

Confira aqui uma lista de aplicativos que podem ajudar você a economizar na viagem!

Cupons de desconto para passagens aéreas

Quer economizar ainda mais na compra de passagens aéreas? Utilize cupons de desconto e ganhe de 5% até 20% de desconto extra em diversas companhias. Assim que tivermos novos códigos promocionais para compra de passagens aéreas nós avisaremos você, basta se cadastrar aqui na página para receber as novidades!

Cadastre-se

Escrito Por: Nayara Kobori

nayara

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui: