Se você deseja fazer uma festa de casamento barata, mas que preze pelo bom gosto, o mini wedding é a escolha acertada para você.

Em alta nos últimos anos, o mini wedding – ou mini casamento – valoriza uma festa menor com menos pessoas e aposta na qualidade do espaço, do buffet, das bebidas, e claro, na diversão de todos presentes! Vindo dos EUA, a tendência ganhou espaço no Brasil e torna-se cada vez mais popular entre os casais brasileiros. O intuito do mini wedding, no entanto, não é fazer um casamento mais barato, e sim uma cerimônia mais intimista e confortável. Às vezes, um mini weddding pode sair bem carinho, por isso, separamos aqui algumas dicas para você realizar um mini wedding com economia e elegância 😉

Veja as tendências, lugares e dicas para montar um mini casamento econômico que agrade a gregos e troianos –  e sobretudo – aos noivos!

Número de convidados do mini wedding

Você não precisa organizar um baile de gala para toda a corte da sua cidade para ter um casamento inesquecível. Comece com uma lista de convidados bem sincera e honesta. A média dos mini casamentos gira em torno de 100 a 150 convidados. (Há ainda o chamado micro weddinng, cuja lista de convidados vai de 10 a 40 pessoas.)

Não é falta de educação deixar de convidar aqueles tios-avós dos seus pais que você conheceu uma vez na vida quando era criança ou aqueles primos que moram em outro estado que têm 5 filhos mais os namorados e namoradas. Lembre-se de que a festa é para você, e por isso, você e sua metade da laranja têm o direito de convidar as pessoas próximas com quem gostariam de partilhar este momento especial.

Mini convites? Na na não!

Não é porque o casamento é mini que os convites têm que ser pequenos também. Já que o número de convidados vai ser menor, você pode investir em convites personalizados e criativos. Uma possibilidade econômica é você e seu par fazerem os convites ou simplesmente decorá-los. Pode ser com lápis de cor, fotografias, massinha e tudo aquilo que você treinou nas aulas de Educação Artística no ensino fundamental e achou que nunca fosse ser útil.

Um convite personalizado e que tenha a mão dos noivos em sua confecção é mais elegante e tocante para quem recebe do que os convites tradicionais produzidos industrialmente em larga escala.

Bons lugares para um mini wedding

Com o número reduzido de convidados, é possível cogitar também lugares diferentes e inusitados para realizar seu mini casamento. Pense em um lugar que te inspire e que possa receber cheio de boas energias você e as pessoas queridas. Boas opções são os lugares clássicos como o templo de sua religião, praia, fazenda ou sítio, restaurantes e até mesmo propostas inusitadas como uma livraria, um teatro, centro cultural, museu, salão do cabelereiro que é seu superamigo (quem sabe até a Galeria do Rock?) e por aí vai… para a criatividade  não há limites! A dica é pensar um lugar em que não precise pagar aluguel ou que este seja mais barato.

E a decoração do mini wedding?

A decoração acompanha o gosto do freguês. Geralmente, os casais optam por flores em arranjos com vasos ou suspensos nas paredes. Como o mini wedding preza por uma festa mais intimista e que valorize a personalidade do casal, não tenha medo de usar outras formas de decoração como objetos que façam parte da história de vocês, pedras coloridas, fotografias, quadros, livros, etc. Isso além de ser criativo, pode representar uma economia nas despesas de decoração.

Menu do mini wedding

Uma das partes mais complicadas de se decidir é o buffet e o menu da festa. Dedique um tempo e dê uma atenção especial para resolver este quesito porque geralmente é um dos setores que sai mais caro em uma festa de casamento.

Você não precisa elaborar um banquete de pura fartura para os convidados. Cada vez mais, o conceito de elegância tem se distanciado das ostentações que geram desperdícios, principalmente nos mini casamentos, assim, atente-se ao necessário, mas sem privações. O tipo de comida servido em um casamento depende do lugar que você escolher, da estação do ano e do período do dia. Um casamento em uma manhã de primavera demanda um menu mais leve do que uma cerimônia em uma noite de inverno, por exemplo; ou celebrar em um museu certamente exigirá um menu diferente do que se você se casar em uma roda de samba com uma boa feijoada.  
Vale lembrar que hoje em dia muitas pessoas são vegetarianas ou veganas, por isso é delicado e de bom tom haver opções para esses amigos que não curtem carne, assim como o contrário: se você é vegetariano ou vegano, lembre-se de que muitos de seus amigos podem ser carnívoros.

Para casamentos em casa, mini salgadinhos, doces e ideias de finger foods podem ser ótimas pedidas na ocasião.


Vestido de noiva para mini wedding

Neste quesito, quem manda com certeza é a noiva. Não se deixe podar caso você queira um vestido diferenciado ou de cor que não seja branco. Como no mini wedding você vai estar cercada pela sua turma e pessoas em quem confia plenamente, você pode usar o modelito que lhe agrada e que seja confortável sem medo de ser feliz.

Uma dica para quem quer economizar ou não tem paciência de ficar mandando fazer um vestido e depois passar por suas 728 provas, é desenterrar um vestido de casamento da sua mãe ou avó e manda-lo reformar para você. Além de sair mais barato, dá um toque poético às raízes familiares e, com certeza, vai emocionar a muitas pessoas.

Escrito Por: Vanessa Petroncari

 

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui: