O verão está chegando e a estação mais quente do ano tem tudo a ver com natureza, praias, cachoeiras e cenários paradisíacos. E o melhor é que dá para aproveitar tudo isso pagando pouco.

Sabia que em São Paulo mesmo tem lindas cachoeiras para visitar? Algumas são particulares ou ficam dentro de parques estaduais e a entrada pode sair de graça ou ficar no máximo em R$ 20,00 por pessoa. A beleza e a energia das cachoeiras em SP fazem todo o passeio valer a pena.

Confira aqui 5 cachoeiras para conhecer em SP:

• Cachoeira do Jamil

Cachoeira do Jamil é uma das cachoeiras para conhecer em SP

A cachoeira do Jamil é chamada também de cachoeira “secreta” de São Paulo, porque poucas pessoas sabem da sua existência. Ela fica localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, na propriedade do Jamil, em parelheiros. O cenário faz você realmente esquecer que está na metrópole. A Cachoeira do Jamil, está entre as principais cachoeiras para conhecer em SP.

Preço da entrada: R$ 20,00 (R$ 10,00 para crianças)

Horário de Funcionamento: 08h00 às 17h00 (É recomendável ligar antes para mais informações: 96613-6639 e 96634-5204)

Endereço: Estr. Evangelista de Souza, 106 – Cidade Luz, São Paulo – SP

Como chegar de transporte público:
Pegar o ônibus terminal Parelheiros, que sai do Terminal Santo Amaro ou do Terminal Vila Mariana. No terminal parelheiros pegar o ônibus Barragem, descer no final, caminhe até a Estação de trem Evangelista de Sousa, do lado esquerdo tem uma trilha que leva até o Jamil, na porta tem um sino, é só tocar o sino e esperar virem abrir a porta.

Obs. Para chegar à cachoeira é preciso fazer uma caminhada de 10km a partir da Estação de trem Evangelista de Sousa por uma estrada de terra. O caminho é bem sinalizado mas é importante estar preparado. Não há lanchonetes e nem comércios no local, portanto, leve tudo o que precisa com você.

Como chegar de carro:
O melhor caminho de carro é pela Marginal Pinheiros, pegar a Avenida Teotônio Villela e ir até a barragem (9 km de estrada de terra até a cachoeira, veja as placas indicativas).

• Cachoeira Véu de Noiva – Núcleo do Engordador SP

Cachoeira Véu da Noiva é uma das cachoeiras para conhecer em SP

A cachoeira Véu de Noiva fica no Núcleo engordador dentro do parque da Cantareira e, sem dúvidas, é uma das cachoeiras para conhecer em SP, o lugar é ótimo para curtir a natureza, sombra e água fresca. A boa notícia é que o parque estadual da Cantareira é bem acessível e fica na Zona Norte de São Paulo. Para chegar na cachoeira é preciso fazer uma trilha de 3km dentro do parque. A paisagem exuberante rende belas fotos!

Preço da entrada: R$ 13,00 (R$ 6,50 meia).

Horário de Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19100 – Jardim Cachoeira, São Paulo, SP

Como chegar de transporte público:
De transporte público o acesso é bem fácil, pois é possível ir de metrô. Na linha azul, basta descer na estação Tucuruvi e pegar o ônibus Cachoeira 1783-21. Peça para descer próximo da entrada do parque.

Como chegar de carro:
Acesso pela Rod. Fernão Dias até Km 79 sentido SP-BH, entrar na alça de acesso para a Av. Coronel Sezefredo Fagundes, n° 19.100 sentido Mairiporã.

Cachoeira do Sagui

Essa cachoeira também fica no extremo Sul de São Paulo, no bairro do Marsilac. Para chegar na cachoeira do Sagui é preciso ir pela Fazenda Maravilha, pois ela fica dentro da propriedade. O acesso é bem fácil seguindo por uma trilha de 1,2 km, a cachoeira pode ser visitada por pessoas de todas as idades. É uma das mais belas cachoeiras para conhecer em SP, ideal para relaxar e aproveitar a paisagem.
A fazenda Maravilha oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique. É recomendável ligar para o local pedindo informações sobre o horário de funcionamento e como chegar: (11) 97442-9619

Preço da entrada: R$ 10,00

Como chegar de transporte público:
Não há transportes públicos que levam até lá.

Como chegar de carro:
De Parelheiros, seguir pela estrada Engenheiro Marsilac. Antes de chegar em Marsilac, seguir pela estrada da Ponte Seca. (Ver placas indicativas)

Cachoeira do Poço Formoso

Quer conhecer cachoeiras em SP? A Cachoeira do Poço Formoso, não pode dicar fora da lista.

Próxima à Vila de Paranapiacaba, a cachoeira que do Poço Formoso, tem uma queda d’água pequena. Mas forma um cenário lindo e dá para se refrescar bem. Depois de uma trilha de mais ou menos 5 horas que começa ao lado do cemitério da Vila de Paranapiacaba é possível chegar à várias piscinas naturais de águas cristalinas com diferentes profundidades. A caminhada pela trilha, também compensa com a bela vista e clima agradável. Em alguns pontos estratégicos é possível avistar a ferrovia e os túneis do extinto Sistema Funicular, que foi construído no Século XIX.

Preço da entrada: Grátis

Horário de Funcionamento: 08h00 às 17h00 (Recomendável ir acompanhado de guias locais)

Como chegar de trasporte público: Se você for experiente em trilhas pode chegar ao local sozinho, mas se não estiver acostumado é interessante contar com um guia local para fazer o percurso com mais tranquilidade. Na Estação Rio Grande da Serra da linha 10 da CPTM, pegar um ônibus EMTU que leva à Vila de Paranapiacaba. A trilha começa ao lado do cemitério da Vila e leva em torno de 5 horas para chegar até a cachoeira do Poço Formoso.

Como chegar de carro:  Quem for de carro, precisará deixar estacionado na Vila de Paranapiacaba e seguir a pé pela trilha ao lado do Cemitério (solicitar informações no local).

• Cachoeira da Graça

Cachoeira da Graça é uma das cachoeiras para conhecer em SP

A Cachoeira da graça fica no município de Cotia, dentro da Reserva Florestal do Morro Grande. O trajeto da trilha até chegar na cachoeira leva em torno de 10 a 20 minutos, mas o terreno é desnivelado e tem alguns obstáculos. Mesmo tão próximo da região metropolitana o cenário é surpreendente. Vale a pena conhecer!

*Não é recomendado para ir sozinho e, se não estiver experiência em trilhas, o mais indicado é contratar um guia de confiança para orientar o grupo.

Preço da entrada: Grátis

Endereço: Estr. Morro Grande, 100 – Parque Santa Rita de Cassia, Cotia – SP

Como chegar de transporte público:

É possível pegar um ônibus próximo ao terminal butantã em direção à Cotia. O ônibus que deixa o mais próximo da trilha para a cachoeira sai da Rua Dez de Janeiro, 184 (Circular). Peça para descer na Estrada Morro Grande, altura do número 3000 e siga em frente pelos próximos quilômetros até encontrar a Placa: Represa da Graça, depois da propriedade da Sabesp.

Como chegar de carro: Na rodovia Raposo Tavares, pegar a Estrada Morro Grande. A trilha começa na frente dos tubos da Sabesp.

Fontes:

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui: