A cidade de São Paulo apresenta uma cena teatral interessantíssima, com peças para todos os gostos e bolsos. A falta de dinheiro não é desculpa para deixar de ir ao teatro: sempre tem peças muito boas a preços acessíveis ou mesmo gratuitas, é só olhar bem que você acha 😉

Para além de simples entretenimento, o evento teatral possibilita encontros humanos:  ocasiões para se estabelecer diálogos e reflexões. Encontrar outros seres humanos em uma produção artística faz bem e é fonte de saúde afetiva, portanto, vá ao teatro!

Aqui vão algumas dicas de lugares e peças de teatro grátis em São Paulo para você colocar na agenda.

Lugares com peças de Teatro Grátis em SP

  • Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina-Cultural-Oswald-de-Andrade

Localizado no Bom Retiro (rua Três Rios, 363), próximo ao metrô Tiradentes, este espaço público sempre apresenta boas peças gratuitamente. Além de teatro, o espaço abriga diversas outras atividades culturais o ano todo, tais como oficinas, exposições, leituras dramáticas, ateliês e um café simpaticíssimo com quitutes deliciosos.

Sempre vale a pena ver o que está em cartaz na Oswald de Andrade porque a curadoria da programação é caprichada. É bom, é de graça e é fácil de chegar, bora?!
Veja mais detalhes sobre a programação aqui.

  • Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso

centro cultural

Conta com diversas programações artísticas de teatro, música, espetáculos de danças, exposições e apresentadas na galeria de artes, espaço mezanino e auditório. O Centro Cultural Fiesp fica localizado na Avenida Paulista,  1313 (próximo ao metrô Trianon Masp).
Veja mais detalhes sobre a programação aqui.

  • Centro Cultural São Paulo

centro cultural são paulo

Um lugar interativo com espaço para intervenções urbanas de diversos tipos, shows, danças e apresentações de peças de teatro grátis para o público. O Centro Cultural também dispõe de um conjunto de bibliotecas multidisciplinares (entre elas a Biblioteca Louis Braille e a Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade). Localizado na Rua Vergueiro, 1000 no bairro da Liberdade.
Veja mais detalhes sobre a programação do CCSP aqui.

 

Peças de teatro grátis em cartaz

A Visita da Velha Senhora

a visita da velha senhora

Com Denise Fraga, a comédia trágica fica em cartaz no Teatro do Sesi (Avenida Paulista, 1313) até dia 26 de novembro de quinta a sábado às 20h e domingo às 19h.

Escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990) em 1956, a peça discute a fragilidade dos valores morais, da ética e da justiça quando o dinheiro entra em jogo nas relações humanas. A peça é grátis e os ingressos podem ser reservados pelo site do SESI.

Endereço: Teatro do SESI – Avenida Paulista, 1313

Senhor das moscas

peça grátis o senhor das moscas

A peça juvenil traça um contraponto entre a civilização e a barbárie, ao narrar sobre a queda de um avião com crianças inglesas em uma ilha deserta. Sem a supervisão de adultos, os meninos tentam arranjar um meio de sobreviver. De quinta-feira a sábado, às 15h, e domingo às 14h30 até dia 3 de dezembro no Centro Cultural FIESP. A peça é grátis e os ingressos podem ser reservados pelo site do SESI.

Endereço: Teatro do SESI – Avenida Paulista, 1313

O Circo de Lampezão e Maria Botina

peça gratis o circo

Na peça, os palhaços Cavaco e Nina contam a história de um casal que vive no sertão: Maria Botina, que sonha em ser levada por um cangaceiro, e Lampezão, que finge ser valente para impressioná-la. Em meio a muitas trapalhadas nessa conquista, o espetáculo conta com música ao vivo, malabarismo com baldes, mágicas, número com chicotes, entre outras habilidades circenses. Em cartaz até dia 4 de novembro, às 12h00 no Espaço Cultural Tendal da Lapa. 

Endereço: Espaço Cultural Tendal da Lapa – Rua Constança, 72

Sementeira

peça sementeira

Cinco narradores, viajantes mágicos, contam como uma cidade inteira mergulhou em grande escuridão ao se esquecer de suas histórias: a partir daí, uma viagem pelo tempo e pelo espaço levará os habitantes dessa cidade a reencontrarem com brincadeiras e imaginação as sementes das histórias esquecidas. o espetáculo infantil fica em cartaz até dia 29 de outubro, aos domingos às 14h com entrada franca no SESC Santana.

Endereço: SESC Santana – Avenida Luís Dumont Villares, 579

As Conchambranças de Quaderna

peça As Conchambranças de Quaderna grátis

No dicionário regional, conchambrança significa um acordo, um combinado, um conchavo. No espetáculo, Dom Pedro Diniz Quaderna narra a história de duas conchambranças, uma que será confirmada pela lei dos homens e a outra que brinca com os mistérios entre o céu, a terra e o inferno. Quaderna, um sertanejo astuto e sedutor que tenta sobreviver a custo de tirar vantagens dos outros, inicia seus causos com a saga de duas irmãs prometidas em casamento. No dia do esperado matrimônio, o noivo de uma das irmãs resolve que quer casar-se com ambas. A segunda história fala de uma mulher traída que é tomada pela dor. Em seu desejo por vingança, ela faz um pacto com o Diabo para que ele leve o seu marido traído e a amante para o inferno. Além do regionalismo em cena, a montagem, inspirada nos circos e nas danças populares, destaca-se pela utilização de painéis que revelam e ocultam os personagens, criando assim uma ilusão de magia no palco. Dia 1°, 8 e 15 de Novembro às 20h no Centro Cultural FIESP. A reserva de ingressos pode ser feita pelo site.

Endereço: Teatro do SESI – Avenida Paulista, 1313

Escrito Por: Vanessa Petroncari

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui:

Post escrito por:

Nayranna Noemia