Análise do consumidor na Black Friday 2020

A Black Friday já é a segunda data mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal, movimentando R$ 3,2 bilhões em 2019, uma alta de 23,6% em relação à edição de 2018, quando as vendas somaram R$ 2,6 bilhões, de acordo com dados do Ebit. A expectativa do mercado é que este ano, os resultados sejam ainda melhores.
Para analisar as tendências e o comportamento do consumidor na Black Friday 2020, o Cuponomia, realizou uma pesquisa com usuários do e-commerce residentes no Brasil, no período de 1 a 10 de Novembro de 2020.
Intenção de compra: Black Friday 2020
De acordo com a pesquisa, mesmo com a maior parte dos consumidores já terem comprado na última Black Friday, a tendência é que esse número aumente ainda mais.
O levantamento aponta que 76% dos consumidores efetuaram compras em 2019 e 96% afirmaram que têm a intenção de fazer alguma compra no evento este ano.
As mulheres devem ser a maioria durante as compras deste ano na Black Friday. Segundo o levantamento, 70% dos usuários que pretendem fazer compras na data são do sexo feminino.
Quantidade de compras pretendidas
Para este ano, os consumidores estão com altas expectativas referente aos descontos. Entre os consumidores que têm alguma intenção de compra na Black Friday 2020, 38% pretendem comprar mais de quatro produtos. 60% dos usuários esperam encontrar descontos de mais de 40% nos produtos vendidos durante a data.
O levantamento ainda aponta que 74% dos usuários pretendem fazer compras usando smartphone. Em 2017, o levantamento indicava 46% dos consumidores.
Categorias de produtos
As categorias de produtos mais pretendidas pelos usuários na Black Friday são moda e acessórios, eletrodomésticos, smartphones e decoração.
Horário das compras preferidos pelos consumidores
A pesquisa ainda aponta que 26% dos consumidores devem se antecipar ficar acordados durante a madrugada para não perder as superofertas da data.
De acordo com o levantamento, 29% dos consumidores pretendem fazer suas compras da Black Friday pela manhã; 27% do público deve escolher a noite para encher o carrinho de compras e 18% acredita que comprar durante a tarde será a melhor opção.
Métodos de Pagamento
O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado por 86% dos usuários na Black Friday, seguido por 13% que preferem concluir a compra via boleto na loja online.
Sobre o relatório
A pesquisa realizada tem como base as respostas de questionários online enviados a partir de convites via e-mail para usuários do e-commerce residentes no Brasil.
O estudo foi realizado com mais de mil usuários, entre os períodos de 1 a 10 de novembro de 2020, com intervalo de confiança de 95%. A margem de erro pode variar em 6 pontos percentuais para mais ou para menos.