A influência dos cupons de desconto nas compras do e-commerce

Pesquisa com usuários avalia o comportamento do consumidor online e a influência dos cupons de descontos na compras pela internet


O mercado de cupons de desconto no Brasil

Mesmo com o cenário da crise econômica, o mercado de cupons de desconto cresce em média 20% ao ano no Brasil e é considerado pelos varejistas como um dos fatores decisivos na conversão de vendas do e-commerce. O Cuponomia registrou mais de 15 milhões de cupons de descontos utilizados em compras online no ano de 2016 e cerca de R$ 500 milhões em faturamento para o e-commerce, um aumento de aproximadamente 70% em comparação com 2015.

Cupons de descontos por categoria

Cupons de desconto para lojas de departamento e produtos de moda são os mais utilizados pelos consumidores. Setor de passagens aéreas está em crescimento no mercado de cupons, mas ainda é um dos que menos oferece códigos promocionais para os usuários.

Comportamento do consumidor do e-commerce no Brasil

Frequência de compra dos usuários

Frequência de compras online e a influência do frete nas regiões Sudeste e Nordeste

Devido a distância dos principais centros de distribuição, os consumidores da região Nordeste sentem maior impacto no valor do frete para a entrega dos produtos.

Mais de 90% dos e-consumidores já desistiram de uma compra pelo valor do frete. Consumidores da região nordeste preferem 60% a mais frete grátis do que usuários de São Paulo.

Consumidores que gastam mais que o planejado

Com as múltiplas ofertas de produtos e a praticidade das compras pela internet, 43% dos consumidores afirmam que já gastaram mais que o planejado nas compras online, sendo que 11% sempre ultrapassam o orçamento programado.

Consumidores que esperam por datas especiais (Black Friday, Natal, Dia das Mães…) para comprar

A cada ano a Black Friday ganha mais destaque no comércio eletrônico, em 2016 o faturamento na data cresceu 17% no e-commerce em comparação com o ano anterior.

Lugares que os consumidores mais fazem compras online

A influência dos cupons de desconto nas compras online

Usuários que procuram cupom de desconto antes de fazer uma compra pela internet

A maioria dos usuários que utilizam cupons de desconto passam a adotar a ferramenta para economizar nas próximas compras.

Cupons de desconto e ofertas podem motivar compras que não estavam planejadas.

Mais da metade dos usuários concordam que os códigos promocionais podem influenciar a compra de produtos que, a princípio, não tinham a intenção de comprar.

Consumidores que já utilizaram cupom de desconto pelo celular ou tablet

Os principais motivos citados pelos usuários que não utilizam cupons de desconto em dispositivos móveis são:

  • Não saber como aplicar os códigos promocionais em smartphones ou tablets.
  • Não achar seguro realizar transações por dispositivos móveis.

O que os consumidores sentem ao aplicarem cupom de desconto

A experiência dos usuários com cupons de descontos pode gerar vínculos emocionais entre consumidores e marcas. 18% dos usuários que tiveram uma experiência positiva com cupons de desconto afirmam que se sentem gratos à loja/marca.

Perfil de usuários de cupons de desconto no Brasil

Gênero

A maioria dos consumidores que utilizam cupons de desconto são do gênero feminino.

Idade

Usuários online com idade entre 25 a 34 anos são os que mais utilizam cupons de desconto nas compras online.

Estado Civil

Mais da metade dos usuários que buscam promoções e cupons de descontos na internet são casados.

Renda Mensal

50% dos consumidores que utilizam cupons de descontos no e-commerce, tem renda mensal de até 2 salários mínimos.

Filhos

Mais da metade dos usuários de cupons tem filhos e 21% deles tem 3 filhos ou mais dependentes.

Grau de Escolaridade

1 em cada 3 consumidores que utilizam cupons de desconto não cursaram o ensino superior. 24% dos usuários possuem graduação.

Ocupação Profissional

Distribuição de usuários do e-commerce por Estado

A maioria dos acessos à lojas do e-commerce são realizados por usuários do estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sobre o relatório

Metodologia da pesquisa

Com o objetivo de mapear o perfil dos usuários de cupons de desconto e analisar o comportamento dos consumidores digitais, a pesquisa realizada tem como base as respostas de questionários online enviados a partir de convites via e-mail para usuários do e-commerce residentes no Brasil.

A pesquisa foi realizada entre os períodos de 8 a 14 de novembro e 7 a 17 de dezembro de 2016. O estudo tem intervalo de confiança de 95% e a margem de erro pode variar em 6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre o Cuponomia

Fundado em 2012, por Antônio Jorge Miranda e Vinicius Dornela, o Cuponomia introduziu o modelo de cupom de desconto no Brasil. Atualmente o site reúne os principais players de comércio eletrônico do país e conta com mais de 20 mil cupons em mais de 2 mil lojas parceiras. Em 2016, o Cuponomia foi responsável por mais de R$ 500 milhões em vendas para o varejo online no Brasil e América Latina.