Expectativas do consumidor para o Natal 2019

relógio 16 de dezembro de 2019

O fim do ano chegou trazendo a expectativa de aumentar as vendas no Natal. Em 2018, o  e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões na data, que representa um crescimento nominal de 13,5% na comparação com os R$ 8,7 bilhões registrados no mesmo período de 2017, de acordo com dados da Ebit|Nielsen

Para analisar as tendências e o comportamento do consumidor no Natal de 2019, o Cuponomia realizou uma pesquisa com usuários do e-commerce residentes no Brasil, no período de 4 a 8 de Novembro de 2019.

Consumidor

O público feminino deve ser maioria durante as compras no Natal. O levantamento aponta que 70% dos usuários que pretendem fazer compras na data são mulheres. 

Ainda segundo a pesquisa, 66% do público tem faixa etária entre 26 e 45 anos.

Onde pretendem comprar

A maioria dos consumidores devem fazer suas compras para o Natal pela internet. A pesquisa aponta que 58% dos usuários devem comprar pelo computador, 57% vão usar o smatphone, 30% ainda devem escolher as lojas físicas e apenas 5% preferem usar o tablet.

Compras para o Natal

Durante a pesquisa da Black Friday deste ano, 68% dos consumidores afirmaram pretendiam aproveitar os descontos para adiantar as compras dos presentes de Natal.

Categorias de produtos

 As categorias de produtos mais pretendidas pelos usuários no Natal são moda e acessórios, eletrodomésticos, smartphones e decoração.

Métodos de Pagamento

O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado por 83% dos usuários na Black Friday, seguido por 15% que preferem concluir a compra via boleto na loja online.

Sobre o relatório