O usuário mobile no e-commerce

Levantamento realizado pelo Cuponomia compara o desempenho de compras por usuários de diferentes dispositivos.

relógio06/10/2016
O mercado digital vem crescendo exponencialmente no mundo inteiro e, especialmente, no Brasil. Isso se dá pelo aumento tanto da oferta de serviços e produtos digitais quanto o aumento da demanda da sociedade. Cada vez mais as compras no e-commerce vem se consolidando como um hábito de consumo dos brasileiros que, por sua vez, pode ser impulsionado pelo crescimento do mercado de cupons de desconto online, juntamente com o desenvolvimento dos smartphones. Os cupons de desconto online permitem aos usuários digitais significante economia financeira e, ao mesmo tempo, representa um incentivo à conclusão das compras nas lojas virtuais.

Em outubro de 2016, no intuito de mapear o perfil dos usuários de smartphone, bem como, analisar o potencial de compras no e-commerce desses usuários. o Cuponomia realizou um levantamento de dados envolvendo um espaço amostral de 6 meses que contempla mais de 1 milhão de usuários. Considerando a extensão da base de dados da empresa, é possível refletir os hábitos e ações dos usuários a todo o mercado digital brasileiro.

A pesquisa realizada identificou 4 resultados principais:


O perfil do usuário de smartphone no e-commerce

Para o estudo foram avaliados 2 milhões de cupons de descontos retirados do e-commerce nos últimos 6 meses, por usuários de smartphones, sendo que 74% desses cupons de descontos estão distribuídos entre lojas de departamentos, alimentos e bebidas, moda e acessórios, esportes e perfumes e cosméticos e 26% dos cupons de descontos retirados são de outros segmentos.

A participação de cada categoria no total de cupons retirados seguem nas seguintes proporções:

Categorias com mais cupons retirados: Lojas de Departamento 26%; Alimentos e Bebidas 18%; Moda e Acessórios 12%; Moda Esportiva 10%; Perfume, Beleza e Maquiagem 8%

Em geral, 3 em cada 4 cupons retirados pertencem às categorias citadas acima demonstrando os maiores interesses dos consumidores por produtos específicos via smartphone.

Variação do dispositivo preferido para compras ao longo do dia

A pesquisa mostra que a intensidade de compras realizadas no e-commerce varia de acordo com o horário e dispositivos utilizados. No caso dos smartphones, as compras ocorrem mais durante o período noturno, entre às 19h00 e 22h00. Já no computador o maior pico de compras acontece entre às 10h00 e 14h00. No geral, esses picos de compra estão relacionados à momentos como horário de almoço e depois do horário de trabalho, ou seja, em períodos nos quais há maior disponibilidade para comprar.


É possível observar também o perfil do usuário de acordo com a sua Região. O Sudeste concentra a maior parte dos consumidores mobiles seguido pela região Nordeste.


Usuários por região: Sudeste 68%; Sul 9%; Nordeste 15%; Centro-Oeste 6%; Norte 2%

Por Sistema Operacional

Analisando os acessos no e-commerce via smartphones, os dispositivos com sistema Android detém a maior representatividade (72%), em segundo lugar está o iOS (24%), sendo representado nesse modelo pelos iPhones e por último o sistema operacional Windows Phone (4%) que pode ser encontrado em smartphones da Nokia e Microsoft. O número de usuários por sistema operacional segue a mesma proporção do número de cupons retirados na internet através de smartphones. Essa distribuição é representada pelo gráfico a seguir:

Participações de usuários por Sistema Operacional: Android 72%; iPhone 24%; Windows Phone 2%

A dimensão da participação de cada Sistema Operacional em cada região brasileira é bem semelhante à distribuição no país sendo Android o predominante, seguido por iPhone e Windows Phone:

No Brasil, a região onde o iPhone possui maior representatividade é o Centro-Oeste, enquanto a maior quantidade de dispositivos Android concentra-se na região Norte. Já o Windows Phone tem maior representatividade no Nordeste.

Entretanto, quando comparamos o número de vendas em relação ao número de usuários por dispositivos é possível concluir que usuários de iPhone compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android e 75% a mais do que um usuário de Windows Phone.

Gráfico comparando os dois gráficos anteriores de Cupons Retirados versus Usuários

Ticket Médio

O valor da compra dos usuários de iPhone e Android são muito semelhantes. Enquanto isso, o ticket médio do Windows Phone é relativamente menor. Essa distância nos valores indica que usuários de iPhone e Android compram produtos, em média, 25% mais caros do que usuários de Windows Phone.

Tiquete Médio dos Sistemas Operacionais: Android R$357; iPhone R$353; Windows Phone R$283

Em uma comparação entre o ticket médio dos consumidores no computador X smartphone, o valor gasto por usuários no computador pode chegar a ser 40% maior do que o valor das compras por smartphone. As compras por computador tem valor aproximado de R$ 485 e são efetuadas, em sua maior parte, nas mesmas 5 categorias citadas anteriormente (Loja de Departamentos, Alimentos e Bebidas, Moda e Acessórios, Moda Esportiva e Perfume, Beleza e Maquiagem).

Galaxys S5, S6 e S7 x iPhone:

Em uma comparação entre iPhones e os smartphones da linha Galaxy (modelos S5, S6 e S7), com faixa preços mais próximas entre si, os usuários dos smartphones Galaxy compram 8% a mais que os usuários de iPhone.

Usuários e Vendas de Galaxy S: 18% e 19%; Usuários e Vendas de iPhone: 82% e 81%;

O tiquete médio entre os dois modelos também é muito próximo.

Tiquete Médio de iPhone é R$357, Galaxy S é R$366

Android top de linha x iPhone:

Em uma comparação entre dispositivos Android considerados top de linha e iPhone, com faixa de preços semelhantes entre si, os usuários de ambos os modelos apresentam o mesmo potencial de compras no e-commerce. O que nos permite concluir que a disposição para compras online está mais atrelada com a renda do usuário de smartphone e menos com o modelo ou sistema utilizado. Pessoas dispostas a comprar celulares mais caros estão propensas a comprar mais vezes no e-commerce.

Usuários e Vendas de Android top de linha: 24% e 23%; Usuários e Vendas de iPhone: 76% e 77%;

Tiquete Médio de iPhone é R$357, Android top de linha é R$364

Android vs Android top de linha

Em comparação com a análise realizada anteriormente, o número de compras realizadas por usuários de Android modelos top de linha (Galaxy S7, Moto X, LG4), é 38% maior que número de compras realizadas por outros modelos Android.

Comparando smartphones que custam, em média, mais que R$2000,00 é possível dizer que os comportamentos dos usuários são extremamente semelhantes, tanto no que se refere à quantidade de compras no e-commerce, quanto ao tiquete médio utilizado.


Usuários de Androids populares: 87%; Usuários de Android Topo de Linha: 13%;

Crescimento de compras na internet: Smartphone x Desktop

A otimização dos sites e-commerces, aliada com a praticidade de fazer compras por dispositivos mobiles, estão permitindo o crescimento exponencial do número de compras realizadas pela internet através de smartphones, considerando que o número de usuários mobile no e-commerce cresce, em média, 170% ao ano, enquanto o número de usuários do e-commerce via computador/desktop cresce, aproximadamente, 50% ao ano.

Em uma análise realizada, podemos comparar o crescimento do número de usuários de ambas as plataformas no último ano. Tendo como base o período de setembro de 2015 até setembro de 2016:

Evolução do crescimento dos números de usuários mobile vs desktop, no período entre 09/15 e 09/16, mostrando um grande crescimento da plataforma mobile e um crescimento mais estável em desktop