Análise do consumidor na Black Friday 2019

relógio 26 de novembro de 2019

A Black Friday já é a segunda data mais importante do varejo, atrás apenas do Natal, movimentando R$ 2,6 bilhões no mercado brasileiro de e-commerce em 2018, um crescimento de 23%, de acordo com dados do ebit. A expectativa do mercado é que este ano, os resultados sejam ainda melhores.
Para analisar as tendências e o comportamento do consumidor na Black Friday 2019, o Cuponomia, realizou uma pesquisa com usuários do e-commerce residentes no Brasil, no período de 4 a 8 de Novembro de 2019.

Intenção de compra: Black Friday 2019

De acordo com a pesquisa, mesmo com a maior parte dos consumidores já terem comprado na última Black Friday, a tendência é que esse número aumente ainda mais.
O levantamento aponta que 76% dos consumidores efetuaram compras em 2018 e 96% afirmaram que têm a intenção de fazer alguma compra no evento este ano.

Quantidade de compras pretendidas

Para este ano, os consumidores estão com altas expectativas referente aos descontos.
Entre os consumidores que têm alguma intenção de compra na Black Friday 2019, 30% pretendem comprar mais de quatro produtos.  60% dos usuários esperam encontrar descontos de mais de 40% nos produtos vendidos durante a data.

Categorias de produtos

As categorias de produtos mais pretendidas pelos usuários na Black Friday são moda e acessórios, eletrodomésticos, smartphones e TV.

 

Horário das compras preferidos pelos consumidores

A pesquisa ainda aponta que 22% dos consumidores devem se antecipar ficar acordados durante a madrugada para não perder as superofertas da data.
De acordo com o levantamento, 35% dos consumidores pretendem fazer suas compras da Black Friday pela manhã; 27% do público deve escolher a noite para encher o carrinho de compras e 16% acredita que comprar durante a tarde será a melhor opção.

 

Compras para o Natal

Na Black Friday deste ano, 68% dos consumidores pretendem aproveitar os descontos para adiantar as compras dos presentes de Natal.

Métodos de Pagamento

O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado por 83% dos usuários na Black Friday, seguido por 15% que preferem concluir a compra via boleto na loja online.

Sobre o relatório

A pesquisa realizada tem como base as respostas de questionários online enviados a partir de convites via e-mail para usuários do e-commerce residentes no Brasil.
O estudo foi realizado com cerca de mil usuários, entre os períodos de 4 a 8 de novembro de 2019, com intervalo de confiança de 95%. A margem de erro pode variar em 6 pontos percentuais para mais ou para menos.