Expectativa do consumidor para o Natal 2021

relógio 13 de dezembro de 2021

O fim do ano chegou trazendo grande expectativa para as vendas de Natal. Para o e-commerce, a expectativa também não poderia ser diferente. 

Para analisar as tendências e o comportamento do consumidor no Natal de 2021, o Cuponomia realizou uma pesquisa com usuários do e-commerce residentes no Brasil, no período de 25 de outubro a 10 de novembro de 2021.

Consumidor

O público feminino deve ser maioria durante as compras no Natal. O levantamento aponta que 68,8% dos usuários que pretendem fazer compras na data são mulheres. 

Onde pretendem comprar

A maioria dos consumidores devem fazer suas compras para o Natal pela internet. A pesquisa aponta que 73,7% dos usuários devem comprar pelo smartphone, 63,7% vão usar o computador, 11% ainda devem escolher as lojas físicas e apenas 3,1% preferem usar o tablet.

Compras para o Natal

Durante a pesquisa da Black Friday deste ano, 77,6% dos consumidores afirmaram que pretendiam aproveitar os descontos para adiantar as compras dos presentes de Natal.

Categorias de produtos

 As categorias de produtos mais pretendidas pelos usuários no Natal são moda e acessórios, eletrodomésticos, maquiagem e beleza.

Métodos de Pagamento

O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado por 80,9% dos usuários na Black Friday, seguido por 10,8% que preferem concluir a compra via boleto na loja online.

Sobre o relatório

A pesquisa realizada tem como base as respostas de questionários online enviados a partir de convites via e-mail para usuários do e-commerce residentes no Brasil.

O estudo foi realizado com cerca de mil usuários, entre os períodos de 25 de outubro a 10 de novembro de 2021, com intervalo de confiança de 95%. A margem de erro pode variar em 6 pontos percentuais para mais ou para menos.