Black Friday 2017: Análise de tendências e expectativas do consumidor

Pesquisa realizada com usuários do e-commerce mostra que 60% dos consumidores pretendem aproveitar os descontos da Black Friday para comprar os presentes de Natal, este ano. Eletrodomésticos, smartphones e produtos eletrônicos estão entre as categorias de produtos favoritas.


A Black Friday se tornou o maior evento do e-commerce brasileiro nos últimos anos. Mesmo em um cenário de crise econômica, em sua última edição, a data gerou um faturamento de 1,9 bilhão para o comércio eletrônico. Com o amadurecimento de consumidores e lojistas, a expectativa do mercado é que este ano, os resultados sejam ainda melhores.

Para analisar as tendências e o comportamento do consumidor na Black Friday 2017, o Cuponomia, realizou uma pesquisa com usuários do e-commerce residentes no Brasil, no período de 9 a 13 de Outubro de 2017.

Intenção de compra: Black Friday 2017

Referente ao planejamento para a Black Friday 2017, 93% dos consumidores do e-commerce, que fizeram ao menos uma compra online no último ano, afirmaram que têm a intenção de fazer alguma compra no evento este ano.

Quantidade de compras pretendidas

Entre os consumidores que tem alguma intenção de compra na Black Friday 2017, 56% pretendem comprar de 1 a 2 produtos. Já 29% dos usuários consideram a possibilidade de comprar de 3 a 4 produtos na data.

Categorias de produtos

As categorias de produtos mais pretendidas pelos usuários na Black Friday são eletrônicos, eletrodomésticos, smartphones e vestuário.

Compras por impulso

Mais de 60% dos consumidores disseram que comprariam algo que não tivessem planejado na Black Friday 2017, caso o produto estivesse com mais de 50% de desconto, ou seja, metade do valor encontrado no mercado.

Horário das compras preferidos pelos consumidores

Para aproveitar as primeiras horas da Black Friday 29% dos usuários prefere fazer as compras na madrugada de quinta-feira para sexta-feira. Já 30% dos consumidores prefere esperar mais e fazer as compras sexta-feira à noite.

Compras para o Natal

Na Black Friday deste ano, 62% dos consumidores pretendem aproveitar os descontos para adiantar as compras dos presentes de Natal.

Métodos de Pagamento

O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado por 74% dos usuários na Black Friday, seguido por 23% que preferem concluir a compra via boleto na loja online.

Consumidores indecisos

Os boletos também podem ser uma opção para consumidores que não tem certeza da compra, mas também não querem perder o desconto no processo de decisão. De acordo com a pesquisa, 22% dos usuários que geraram boletos para faturamento de produtos na Black Friday não efetuaram o pagamento dos títulos.

A experiência do consumidor na Black Friday

Na última edição da Black Friday, 51% dos consumidores afirma que fez pelo menos uma compra no evento. Sendo que 14% desses consumidores nunca haviam realizado nenhuma compra online antes da Black Friday 2016.

Usuários que fizeram compras na Black Friday 2016

Usuários que compraram online pela primeira vez na Black Friday 2016

Troca de produtos

96% dos consumidores nunca trocaram produtos comprados na Black Friday.

Motivo da troca de produtos

A maioria das trocas de produtos comprados na Black Friday são de itens da categoria de moda, calçados e acessórios.

Consumidores estão comprando 2 vezes mais por smartphone

Participação dos dispositivos móveis nas compras da Black Friday dobrou, em relação ao último ano.

Nível de satisfação dos consumidores na Black Friday

89% dos usuários que participaram da última edição da Black Friday se declaram satisfeitos com as compras.

Consumidores esperam descontos maiores

Para melhorar a Black Friday no Brasil, 52% dos consumidores dizem que o percentual de descontos oferecidos pelas lojas deveria ser maior, 21% dos consumidores acreditam que promoções de frete grátis seriam a melhor opção para o maior aproveitamento da Black Friday.

Frete Grátis no Nordeste e Sudeste

Em uma comparação de comportamentos dos consumidores da região Sudeste e Nordeste, aproximadamente, 3 em cada 10 consumidores da região Nordeste preferem promoções de frete grátis para melhor aproveitamento da Black Friday na região. Já no Sudeste, essa proporção diminui para 1 em cada 10 usuários que preferem o frete grátis do que os desconto dos produtos.

Compras na Black Friday Americana

16% dos consumidores disseram que já fizeram compras online durante a Black Friday dos EUA. Sendo que 80% destes usuários, acreditam que conseguiram economizar mais na Black Friday americana do que na Black Friday do Brasil.

Expectativa do consumidor

Estimativa de descontos nos produtos

Nesta Black Friday, os consumidores esperam encontrar descontos maiores nas lojas online. Cerca de 27% dos usuários estimam encontrar descontos acima de 70% nos produtos que desejam comprar.

Consumidores costumam esperar pela Black Friday para comprar produtos mais caros:

Aproximadamente, 75% dos consumidores costumam esperar pela última sexta-feira de novembro para comprar produtos de maior valor como Tvs, eletrodomésticos, smartphones e notebooks. Isso pode ser observado com o aumento do ticket médio que, na Black Friday, é 25% maior em comparação com outros dias do ano.

Sobre o relatório

Metodologia da pesquisa

A pesquisa realizada tem como base as respostas de questionários online enviados a partir de convites via e-mail para usuários do e-commerce residentes no Brasil.

O estudo foi realizado entre os períodos de 9 a 16 de outubro de 2017 com intervalo de confiança de 95%. A margem de erro pode variar em 6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre o Cuponomia

Fundado em 2012, por Antônio Jorge Miranda e Vinicius Dornela, o Cuponomia introduziu o modelo de cupom de desconto no Brasil. Atualmente o site reúne os principais players de comércio eletrônico do país e conta com mais de 20 mil cupons em mais de 2 mil lojas parceiras. Em 2016, o Cuponomia foi responsável por mais de R$ 500 milhões em vendas para o varejo online no Brasil e América Latina.